quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O CORDEL

ESCOLA MUNICIPAL DOM FERNANDO GOMES DOS SANTOS

CICLO III

AGRUPAMENTO G


CULTURA POPULAR

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradião do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.




Patativa do Assaré:compositor, poeta e improvisador
Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.

Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.

PARA SABER MAIS SOBRE CORDEL ACESSE O LINK: WWW.SUAPESQUISA.COM

O DADAÍSMO


ESCOLA MUNICIPAL DOM FERNANDO

AULA DE ARTE PARA O CICLO III TURMAS H'S

ESTUDAREMOS HOJE SOBRE UM GRANDE ARTISTA DO MOVIMENTO DADAÍSTA
COLOQUE EM SEU CADERNO UM PEQUENO RESUMO SOBRE O QUE FOI O DADAÍSMO E VIDA E OBRAS PRINCIPAIS DE MARCEL DUCHAMP
DEPOIS COPIE AS PERGUNTAS ABAIXO EM SEU CADERNO E RESPONDA-AS NESTE BLOG
COLOQUE SEU NOME PARA O PROFESSOR WENDELL TE DAR NOTA.
                           O DADAÍSMO
Introdução 
O dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.

Características principais do dadaísmo:

- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
Marcel Duchamp
Biografia de Marcel Duchamp, obras principais, esculturas, artes plásticas, ready-made, dadaísmo
foto de Marcel Duchamp
Marcel Duchamp: importante artista plástico do dadaísmo
Quem foi 
Marcel Duchamp foi um importante pintor e escultor francês. Nasceu em 28 de julho de 1887 na cidade francesa de Blainville-Crevon e faleceu em 2 de outubro de 1968, na cidade de Nova Iorque. É um dos grandes representantes do movimento artístico conhecido como dadaísmo.

Principais características do estilo artístico de Duchamp

- Fez várias experimentações artísticas.
- Embora seja considerado um artista dadaísta, trabalhou com vários conceitos artísticos do impressionismo, cubismo e expressionismo.
- Introduziu aspectos intelectuais em suas obras de arte como exemplo podemos citar.

- A grande imagem de vidro, 1915 – 1923












RESPONDA AS QUESTÕES:

1 - O QUE FOI O MOVIMENTO DADAÍSTA?
(PULE 3 LINHAS DO SEU CADERNO)

2 - O QUE SIGNIFICA ANÁRQUICO?(PULE 2 LINHAS) 

3 - EM QUE ANO SURGIU O MOVIMENTO DADAÍSTA? ( 2 LINHAS)

4 - CITE 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO MOVIMENTO DADAÍSTA: