quinta-feira, 9 de outubro de 2014

TURMA I - A ARTE E O MUNDO DOS NEGÓCIOS E A ARTE DA CERÂMICA

ESTUDAR PARA A PROVA - PROF. WENDELL - ARTES VISUAIS

A ARTE E O MUNDO NEGÓCIOS

A publicidade é um conjunto de ações que, bem programadas, podem aumentar as vendas de um produto ou levar à adesão a uma ideologia ou a um conceito. A linguagem ou estética da publicidade conferem valores às coisas comuns do cotidiano, como um copo de refrigerante ou um sapato. Nesse processo os artistas participam com criatividade e percepção aguçada para desenvolver novas formas de nos levar ao consumo. O desenvolvimento das técnicas publicitárias acompanhou a expansão da indústria e do comércio desde o final do século XIX. Na primeira década do século seguinte os futuristas já anunciavam em seus manifestos que a publicidade seria a arte do futuro. Os artistas que participaram da Revolução Russa, em 1917, acreditavam que só por meio da publicidade seria possível a construção da nova sociedade soviética.
Com a expansão do rádio em 1920 e 1930, surgiu uma nova linguagem para fazer publicidade. Oslogan, antes gritado pelo vencedor da rua, foi incorporado aos anúncios dos produtos. A propaganda passou a utilizar a voz, os atores e a música compostas especialmente para vender: o
 Jingle.
A diversidade tecnológica levou a mudanças na linguagem publicitária. Com os custos de produção e os altos investimentos em espaços na mídia, a campanha publicitária tornou-se uma questão que envolve principalmente planejamento. E para fazer um bom planejamento os publicitários precisam ter informações sobre o mercado e o perfil do consumidor.



A ARTE DA CERÂMICA

A cerâmica, ou arte do barro, é uma manifestação artística que os humanos aprenderam a dominar há milhares de anos. Foi descoberta há 10.000 anos na Ásia central  e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul. Nessa arte é utilizado a argila úmida, macia e maleável sendo apropriada para fazer objetos. É preciso que o objeto seja queimado em alta temperatura (cerca de 850 C), para que fique com resistência e assim possam servir para cozinhar, guardar líquidos, etc. A pessoa que faz objetos e peças de cerâmica é chamado de oleiro. Quando com a argila dizemos que estamos modelando-a. Moldar é dar forma a argila ou massa de outra natureza, é uma forma de arte. Hoje além da argila encontramos outras substâncias próprias para modelar, como massa de modelar industrial, massa de modelar caseira, papel machê, massa de biscuit, entre outras.

VITALINO PEREIRA DOS SANTOS

Conhecido como Mestre Vitalino, utilizou a argila para fazer pequenas esculturas mostrando os aspectos mostrando os aspectos da vida do agreste pernambucano. Inicialmente, Vitalino, printava as suas esculturas, mas com o tempo passou apenas a queimá-las (deixando-as na cor natural). Entre os personagens estão: vaqueiros, onças, caçadores, retirantes, cangaceiros que isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo de ser da gente do sertão, cenas do cotidiano do povo que permanecem inspirando os seus descendentes e conterrâneos. Na cidade de Caruaru-PE, a casa onde morou se tornou o museu do Mestre Vitalino.

EXERCÍCIO
1) Como também é chamada a arte da cerâmica?

2) Como chamamos as pessoas que trabalham modelando a cerâmica?
3) Dê exemplos de materiais que podemos utilizar para modelar?
4) Responda:
a) Cidade que nasceu Vitalino:________________
b) Arte que Vitalino desenvolveu através da cerâmica:_______________
c) Matéria-prima usadas pelos ceramistas:_________________
d) Região do Nordeste retratada por Vitalino:______________
e) Artsita que recebeu o título de mestre da moldagem:_______________
f) Lugar que foi transformado em museu:_______________
g) Cor das peças feitas por Vitalino na fase final de sua vida:__________________

(10/2014) TURMAS H’S E I’S

ESTUDAR PARA PROVA - PROF. WENDELL - ARTES VISUAIS

(10/2014) TURMAS H’S E I’S
EXERCÍCIO (artes da imagem e a rapidez da fotografia)

EXERCÍCIO 1

1)     Quais são os dois tipos de pintura?
2) O que é pintura figurativa?
3) O que é pintura abstrata?
4) O que o artista russo Vassili Kandinsky criou?
5) Quais são os vários gêneros de pintura figurativa?
6) Qual dos gêneros da pintura figurativa é o mais popular?
ACESSE O SITE: WWW.suapesquisa.com e responda as questões de 1 a 6 acima.

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 07 A 10.

7) Quando e onde surgiu a fotografia?
8) Que nome recebeu o resultado final do processo utilizado na fotografia?
9) Qual o processo feito para se chegar ao que hoje chamamos de fotografia?
10) Quando e quem trouxe a fotografia ao Brasil?

A RAPIDEZ DA FOTOGRAFIA

          Hoje em dia é muito mais rápido, fácil e barato ter um retrato de si mesmo ou de um ente querido, porque existe a fotografia que, como a pintura, é uma arte que lida com imagens. A fotografia surgiu oficialmente em 1839, quando se anunciou em Paris que o artista francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1789- 1851) havia inventado um processo para fixar uma imagem num papel especial. Tanto o processo quanto o aparelho utilizado e o resultado final receberam o nome de daguerreótipo. Para chegar a esse resultado Daguerre levou mais de dez anos fazendo uma série de pesquisas e experiências, inicialmente com outro francês, Nicéphore Niepce (1765-1833). A imagem obtida por esse processo não apresentava grande precisão e tampouco permitia que se fizessem cópias. Por isso outros pesquisadores foram aperfeiçoando o invento até produzir o que hoje conhecemos como fotografia. 

Mas fotografia é arte? claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a registrar a realidade por intermédio de uma máquina. O simples fato de escolher o que vai fotografar já revela sua sensibilidade. Em seguida ele decide focalizar de determinada maneira o objeto escolhido,procurando a intensidade de luz que acha mais adequada e selecionando os demais elementos que poderão compor a foto. Com isso ele de certa forma altera a realidade e imprime na foto seu modo original de ver o mundo que o rodeia.



FOTOGRAFIA NO BRASIL

Não era dó na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Mesmo distante e sem conhecimento deve seus feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de "photografie".

TURMAS G'S ARTE E REALIDADE

ESTUDAR PARA A PROVA - PROF. WENDELL - ARTES VISUAIS

ARTE E REALIDADE


Durante muitos séculos a arte procurou imitar a realidade, principalmente as artes visuais como a pintura, o desenho e a escultura. O valor do artista estava, então, na sua capacidade de imitar a natureza com fidelidade e perfeição. As obras desses períodos em que prevalece a arte figurativa transmitem pequenas narrativas e informações preciosas, tais como os traços da personalidade da pessoa, detalhes do nível social e da forma de vida, referências às circunstâncias históricas e aos costumes etc. Essa exigência de copiar a realidade vem dos gregos e romanos,ou seja, da antiguidade clássica.

Entretanto, as manifestações artísticas transformaram e se libertaram dessa necessidade de retratar fielmente a real. e passaram a expressar as ideias de forma abstrata. Talvez esse caminho para a abstração - para a imagem que não é realista - tenha sido apressado pela invenção da fotografia, do cinema e da televisão. Esses meios conseguem uma fidelidade muito grande em relação a realidade. As descobertas cientificas também levam o artista a procurar novas formas de expressão, já que novos conhecimentos trazem novos questionamentos e inquietações. Quando você observa um quadro abstrato, em que as figuras não são facilmente identificáveis, tem que olhar com outros olhos, com outros critérios, com outras expectativas. Nesse caso, as sensações que o quadro provoca são mais importantes que as informações que pode fornecer.

EXERCICIO 1 - TEXTO: ARTE E REALIDADE

1) onde estava o valor do artista?
2) o que a arte figurativa transmitem?
3) de onde vem a exigência de copiar a realidade?
4) o que é abstração?
5) as descobertas científicas levaram o artista a que?
6) o que você tem que fazer quando se observa um quadro abstrato?

TURMAS G'S ARTE E CIÊNCIA

ARTE E CIÊNCIA


A arte, como estamos vendo é uma forma de interpretação do mundo. Quando um artista produz uma obra,ele está colocando nela sua própria visão do que é ser humano e de qual é o significado da nossa existência. Sua percepção da realidade passa por um filtro de emoção e da sensibilidade. Podemos dizer que a arte é uma forma de conhecimento que tem semelhanças e diferenças em relação à ciência. Ambas são formas de compreensão do mundo, sendo que, na ciência, predominam a análise, a pesquisa e o raciocínio lógico, além de exigir um pouco de imaginação, pois o cientista procura o que  ninguém ainda sabe. Para isso ele usa uma boa dose de criatividade ao estabelecer suas hipóteses. As duas formas de conhecimento transformam o mundo, antecipam o futuro,pois são inovadoras e descortinam uma nova maneira de ver. As manifestações artísticas e o modo como compreendemos e representamos a vida sofrem influência das descobertas e invenções científicas. Tudo transforma a arte, desde a invenção de novas tintas, de novas técnicas (fotografia, cinema, televisão, vídeo,computador...) até a de novas formas de fabricação de materiais. Todas as formas de acontecimento influenciam as pessoas e sua maneira de ver o mundo e,portanto, interferem na expressão do artista.

EXERCICIO

COPIEM NO CADERNO AS PERGUNTAS PULANDO 2 LINHAS ENTRE ELAS, APÓS LEIAM O TEXTO DISPONÍVEL NO BLOG E RESPONDAM AS PERGUNTAS...

EXERCÍCIO 2 - TEXTO ARTE E CIÊNCIA

1) O acontece quando um artista produz uma obra?
2) o que se pode dizer da arte?
3) o que predomina na ciência?
4) as manifestações artísticas e o mundo como a compreendemos e representamos a vida sofrem influências de que?