quarta-feira, 30 de julho de 2014

RELEITURAS COM OBRAS DE ARTE E NOVAS TECNOLOGIAS: PINTURAS

O USO DE CELULARES NA SALA DE AULA, COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA, NO

AUXÍLIO DAS AULAS DE ARTES VISUAIS.

A ARTE IMITA A REALIDADE, OU SERÁ O CONTRÁRIO?


Estudo de composição e obra do grande artista Candido Portinari com interferências feitas com aplicativos usados em fotografias digitais. A obra acima é uma homenagem e releitura da tela "menino de Brodosqui" .
Artistas: Diones e Paulo - Turma H4
Fotografia: Kamila Moreira - 8º ano
_________________________________________________________________________________
  
Jovem menina penteando seu cabelo. Pierre August Renoir pintor impressionista. 
Modelo: Camila – Turma H6
Fotografia: Ketelen - Turma H4

_______________________________________________________________________________________



As meninas Cahen Danvers de Pierre August Renoir pintor impressionista
Releitura de Christielen e Ediléia - educandas da Turma H5
_____________________________________________________________________________________________
Moça com brinco de pérola
Ano 1665, pintor holandês Johannes Vermeer.
Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft. É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII, depois deRembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
Modelo: Ketelen - Turma H4
Fotografia: Camila - Turma H4
_______________________________________________________________________________________


Monaliza de Leonardo Da Vinci

Uma das obras de arte mais famosas e valiosas da humanidade. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato. O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. 
Modelo: Amanda - H6
Fotografia: Vinicius Lopes - H6
_________________________________________________________________________________


MENINO PULANDO CARNIÇA
Cândido Portinari
Outra grande obra de Portinari, menino pulando carniça também retrata a infância e os tempos que o artista passou em sua cidade natal do interior de São Paulo. 
Técnica: Sobreposição de imagens
Modelos: Jean e Guilherme - Turma H6



Portinari sempre gostou de retratar nossa gente, nossos costumes e valores, sempre ressaltou a importância de nos valorizarmos enquanto nação, enquanto pessoas oriundas de uma miscigenação étnica e cultural  da qual temos que nos orgulhar. 


Os jogadores de cartas – Paul Cézanne.
Antigamente o passatempo preferido era o carteado ou jogo de cartas... 
Hoje em dia o passatempo preferido são os joguinhos nos celulares...



Um comentário:

  1. Tive a oportunidade de trabalhar com o professor Wendell Fridman e fiquei maravilhada com seu trabalho de releitura de algumas obras de arte. Mais ainda com os alunos que sentiam a auto-estima extremamente elevada ao ver sua imagem numa obra de arte. Parabéns a este grande artista!

    ResponderExcluir