No dia 04 de abril de 1997, foi inaugurada a Escola
Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos, sendo a primeira diretora a profª.
Maria Genoveva Teixeira (1997 a 2002) e a primeira secretária Edinalva de
Oliveira Paiva. Então com um único pavilhão, obedecendo, já na época ao Projeto
de Escola Padrão da Prefeitura de Goiânia. Contava, então, com quatro salas de
aula, cozinha, depósito, salas de secretaria, direção e coordenação, além dos
banheiros. O terreno, muito grande, estendia-se até as proximidades do córrego
Taquaral.
Em junho de 1998, foi inaugurada uma ampliação com o segundo
pavilhão, sendo mais cinco salas de aula e sala de professores. Já com nova
diretora, profª. Maria Arantes da Silva Martins Correa (2003 a 2008) e, a
partir de 2006, nova secretária, Maria Aparecida Nunes, passou por uma reforma
entre os anos de 2003 e 2004, com a aplicação de azulejos nas salas de aula.
A Unidade Educacional ganhou extensão do segundo pavilhão, com
mais quatro salas de aula.
A direção escolar conseguiu, em conjunto com lideranças do bairro e
apoio da equipe do Parque Taquaral, iniciar um programa de arborização da área
escolar. Pela sensibilização e pelo trabalho coletivo, foi possível contar com
ajuda dos educandos, professores e muitas vezes da comunidade para o plantio de
árvores no perímetro interno da Escola. O terreno muito duro e pouco permeável
(muito batido) dificultou o nascimento e crescimento de muitas das mudas
plantadas, mas as árvores que hoje ajudam a dar alguma sombra no pátio são
remanescentes desse esforço conjunto.
A
atual direção, a cargo do prof. Joaquim Antonio de Paula e Silva (desde 2009) e
o Conselho Escolar Grito de Alerta vem procurando deixar as instalações
escolares mais bem cuidadas, com respeito a vidros quebrados, iluminação e
segurança – cadeados, fechaduras, grades de ferro. Assim é que diminuíram os
furtos e o manejo das salas de aula melhorou muito, com as salas fechadas nos
momentos em que estão sem alunos. Também melhorou o manejo geral com chaves
unificadas em várias dependências.