quinta-feira, 9 de outubro de 2014

(10/2014) TURMAS H’S E I’S

ESTUDAR PARA PROVA - PROF. WENDELL - ARTES VISUAIS

(10/2014) TURMAS H’S E I’S
EXERCÍCIO (artes da imagem e a rapidez da fotografia)

EXERCÍCIO 1

1)     Quais são os dois tipos de pintura?
2) O que é pintura figurativa?
3) O que é pintura abstrata?
4) O que o artista russo Vassili Kandinsky criou?
5) Quais são os vários gêneros de pintura figurativa?
6) Qual dos gêneros da pintura figurativa é o mais popular?
ACESSE O SITE: WWW.suapesquisa.com e responda as questões de 1 a 6 acima.

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES 07 A 10.

7) Quando e onde surgiu a fotografia?
8) Que nome recebeu o resultado final do processo utilizado na fotografia?
9) Qual o processo feito para se chegar ao que hoje chamamos de fotografia?
10) Quando e quem trouxe a fotografia ao Brasil?

A RAPIDEZ DA FOTOGRAFIA

          Hoje em dia é muito mais rápido, fácil e barato ter um retrato de si mesmo ou de um ente querido, porque existe a fotografia que, como a pintura, é uma arte que lida com imagens. A fotografia surgiu oficialmente em 1839, quando se anunciou em Paris que o artista francês Louis Jacques Mandé Daguerre (1789- 1851) havia inventado um processo para fixar uma imagem num papel especial. Tanto o processo quanto o aparelho utilizado e o resultado final receberam o nome de daguerreótipo. Para chegar a esse resultado Daguerre levou mais de dez anos fazendo uma série de pesquisas e experiências, inicialmente com outro francês, Nicéphore Niepce (1765-1833). A imagem obtida por esse processo não apresentava grande precisão e tampouco permitia que se fizessem cópias. Por isso outros pesquisadores foram aperfeiçoando o invento até produzir o que hoje conhecemos como fotografia. 

Mas fotografia é arte? claro que é! Pois o fotógrafo não se limita a registrar a realidade por intermédio de uma máquina. O simples fato de escolher o que vai fotografar já revela sua sensibilidade. Em seguida ele decide focalizar de determinada maneira o objeto escolhido,procurando a intensidade de luz que acha mais adequada e selecionando os demais elementos que poderão compor a foto. Com isso ele de certa forma altera a realidade e imprime na foto seu modo original de ver o mundo que o rodeia.



FOTOGRAFIA NO BRASIL

Não era dó na França e na Inglaterra que havia gente tentando desenvolver a fotografia no início do século XIX. Em 1824, chegou ao Brasil o pintor e naturalista francês Antoine Hercule Romuald Florence. Por volta de 1833, morando aqui, ele fotografou através de uma câmara obscura com uma chapa de vidro e usou papel sensibilizado para a impressão por contato. Mesmo distante e sem conhecimento deve seus feitos de seus contemporâneos Niépce e Daguerre, obteve resultados semelhantes em seus experimentos, que chamou pela primeira vez de "photografie".

Nenhum comentário:

Postar um comentário